Submissão de trabalhos


COMUNICAÇÕES DE PESQUISA E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Os grupos temáticos para inscrição para submissão de trabalhos para apresentação nas sessões de Comunicações de Pesquisas e Relatos de Experiências do IV CONBAlf são:

Alfabetização e políticas públicas

Alfabetização e história

Alfabetização, diversidades e inclusão

Alfabetização e infância

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

Alfabetização, cultura escrita e outras linguagens

Alfabetização e formação de professores

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar


O prazo para submissão dos trabalhos vai até o dia 07/06/2019 - 23h50min.

Os resultados dos trabalhos inscritos no IV CONBAlf estão saindo por lote.


A inscrição para submissão de trabalhos para apresentação nas sessões de Comunicações de Pesquisas e Relatos de Experiências poderá ser efetuada somente por sócios da ABAlf quites com a anuidade do ano de 2019. O comprovante de associação deverá ser enviado no formulário de associação da ABAlf. Se o trabalho foi produzido por mais de um autor, todos os autores deverão fazer a associação e comprovar o pagamento da anuidade, sob pena de o trabalho não ser aceito para avaliação. O número limite de autores de um trabalho é três pessoas.

Cada participante poderá submeter apenas 1 (um) trabalho na condição de autor principal e 1 (um) trabalho na condição de coautor. Todos os autores deverão efetuar o pagamento da inscrição no evento.

A Associação não fará devolução dos valores pagos para inscrição dos trabalhos.

A apresentação oral dos artigos aceitos será realizada em sessões de Comunicações de Pesquisa e de Relatos de Experiências, conforme programação do evento. Para a apresentação oral, caberá o tempo máximo de 15 minutos.

Poderão se inscrever pesquisadores, professores universitários, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, professores da Educação Básica e profissionais da área.

O Comitê Científico do evento decidirá sobre a aceitação dos trabalhos, segundo os seguintes critérios:

observação das normas de apresentação dos trabalhos;
pertinência com um dos eixos temáticos;
qualidade do texto e contribuição para o campo da alfabetização.

Os textos receberão um parecer “recomendado para apresentação” e “não recomendado para apresentação”.

Importante:

Em caso de solicitação de acesso aos pareceres dos trabalhos avaliados, esses serão encaminhados aos respectivos autores, preservada a identidade do parecerista.

Procedimento para Associação: Para efetuar a associação e poder, assim, fazer a inscrição para submissão de trabalho, deve-se depositar o valor da associação na conta da ABAlf (dados abaixo), entrar no formulário de associação no link a seguir, preencher os dados e anexar o comprovante: http://abalf.org.br/?page_id=85.  

Dados Bancários para depósito dos pagamentos da anuidade:

Banco do Brasil – Agência 1400-1. Conta Corrente: 46555-0 - CNPJ: 17.669.764/0001-77

Obs: Quando da submissão, o Comprovante de Depósito deverá ser anexado no Formulário de Inscrição, por isso, o depósito deve ser identificado em nome da Associação Brasileira de Alfabetização.


Normas para formatação dos artigos

Os textos dos artigos devem ser digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita de 2,5 cm e salvo em Word.

Cada texto deve conter, no máximo, 40.000 caracteres (com espaço) e, no mínimo, 20.000 caracteres (com espaço).

A/s autoria/s deve/m ser identificada/s após o título, alinhadas à direita. A indicação da afiliação institucional (nome da instituição. Por exemplo: Universidade Federal do Espírito ou Secretaria Municipal de Vitória) deverá constar abaixo dos nomes dos autores, alinhada à direita.

Cada texto deve trazer um resumo informativo, em português, com o limite máximo de 150 palavras.

Devem ser indicadas ainda, depois do resumo, três palavras-chave para o trabalho, separadas por ponto.

Os títulos e subtítulos devem ser destacados em negrito, corpo 12.

As citações com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo distinto, iniciando-se a 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas e sem as aspas.

As notas, quando necessárias, devem ser numeradas sequencialmente e digitadas ao longo do artigo, como notas de rodapé.

No caso de citações, as referências aos autores, no decorrer do texto, devem obedecer ao modelo “Sobrenome do autor, data, página” (MARQUES, 2011, p. 30); diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser indicados com o acréscimo de uma letra depois da data (ex: MARQUES, 2011a; 2011b…).

As referências bibliográficas devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) (NBR-6023/2000).

Tabelas, quadros ou outras ilustrações devem fazer parte do corpo do texto. Colocar os quadros, gráficos, fotos, entre outros, numerados, titulados corretamente e com indicação das respectivas fontes. Além disso, esses arquivos devem ter a resolução de 300 dpi.

Importante: As imagens utilizadas nos artigos deverão respeitar a legislação vigente de direitos autorais. Em caso de dúvidas, consultar as regras da ABNT.

Importante:

Os textos encaminhados fora das normas técnicas não serão acolhidos e submetidos à apreciação do Comitê Científico. Os autores serão comunicados dessa decisão, podendo submetê-los novamente em prazo estipulado.

Os artigos submetidos e publicados nos anais do evento representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Associação Brasileira de Alfabetização.

Observação: nos casos de envio de um mesmo trabalho mais de uma vez, será considerada a versão com envio mais recente.